sexta-feira, 16 de abril de 2010

Boas Vindas

Caros

Através deste espaço poderemos discutir assuntos relacionados a área de Gestão Design e Marketing!

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Bom proveito!

Abs

Andre Uebe
IFF / NIT

12 comentários:

  1. Vamos lá! A primeira pergunta que você, não conhecendo o Design, deve se fazer: o que o DESIGN faz por mim? Na realidade, o DESIGN é muito presente em nossas vidas, muito mais do que podemos supor. Quando compramos um produto com uma embalagem fácil de carregar, quando somos orientados por uma sinalização, quando nos sentamos em algum lugar muito confortável, quando olhamos para uma placa fácil de ler, quando visitamos um site cujas informações estão muito bem organizadas, quando usamos uma roupa de estampa bem descolada, quando não poluímos o meio ambiente (porque além dos produtos, as embalagens também são biodegradáveis), quando o centro de sua cidade não é caótico, quando o tênis de corrida não machuca, quando você olha para uma marca e percebe que esta tem tudo haver com o produto ou serviço ao qual está vinculada, enfim, tudo isso tem DESIGN.

    O que é projetado ou concebido dentro de percepções óbvias (ou não) para promover o conforto, a qualidade, o bom uso, a boa estética, o bom acabamento, o reconhecimento, a identificação e promoção do bem-estar, então, você já sabe o que é o DESIGN (na prática). Na realidade, existem duas palavrinhas que, de uma forma sucinta, sugerem teoricamente, o que é DESIGN: BEM-ESTAR. É claro que, em geral, só o bem-estar não é auto-suficiente. Existe toda uma preocupação, um contexto, uma razão e técnica para se utilizar o DESIGN. Nem todo mundo que se preocupa com o bem-estar dos outros ou de alguma coisa, pode ser considerado um designer, graças a Deus! Porém, bem-estar é uma necessidade. E a necessidade é a mola propulsora da humanidade, seja esta visual, física, emocional, social, etc.

    Aí você vai concluir: só isso? Se você, ainda, achar pouco… Existem dados estatísticos, fatos, pesquisas que comprovam que o DESIGN FAZ TODA A DIFERENÇA. As indústrias automobilísticas, por exemplo, possuem o DESIGN como um dos três fatores mais importantes na hora de se comprar um carro. Para outros produtos, o DESIGN está como fator mais importante. Quer comprovar? Uma televisão, um celular, a primeira coisa que você observa é a forma estética, se o aparelho é bonito. Depois observamos as outras características, não é mesmo? Em outros aspectos, o DESIGN é uma ferramenta estratégica de comunicação, seja esta visual, conceitual, etc. O DESIGN permite que a comunicação aconteça de maneira acertiva e eficaz, ou melhor, sem erros. O DESIGN inova! Se a proposta não possui o mínimo de criatividade, corre-se o risco da ausência de resultados. Sim, a criatividade, a novidade, a inovação geram resultado! E de fortíssimo impacto. O DESIGN cria padrões! Vou explicar… Isto significa que o DESIGN possui uma outra ferramenta estratégica: o posicionamento de mercado. Um produto ou serviço quando faz muito sucesso ele se torna referência e os demais seguem na crista da onda. Mas, esse “tal” sucesso é fruto do diferencial que este produto ou serviço assina. Pode ser desde um simples sorriso ao dar bom dia quando você recebe cliente (serviço) até uma mirabolante fórmula tecnológica de abrir caixas de presentes automaticamente (produto). Não vá aplicar botox achando que ao congelar o sorriso você fará sucesso. Muita calma… Sucesso é fruto de pesquisa, estudos, técnicas e muito, muito trabalho. Portanto, aquela voz educada, aquele rosto sereno dos atendentes de aeroportos em meio ao caos aéreo não é de propósito. Eles são rigorosamente treinados, o que garante um ambiente mais calmo e uma “aparente” situação sob controle.

    Por essas e tantas outras razões, não conte com o fator sorte. Ela até que ajuda, mas não deve chegar num ambiente desconhecido, despreparado, de portas fechadas senão, ela escapa. O DESIGN faz tudo isso sem que você conte com a sorte. Até uma próxima.

    Autora do texto: Bianca Seraphim Motta

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  2. Caros,

    Como é gratificante vivermos em um momento tão especial da evolução humana, com inovações tecnologicas que nos permitem a troca de idéias, informações e conhecimentos, com apenas um click.
    Mesmo ciente do possível isolamento em que estamos vivendo é muito confortável termos a possibilidade de nos expressarmos, assim como fez Bianca acima, em um espaço tão democrático.
    Que bom que temos um coordenador que estímula o debate das idéias. Parabéns Andre pela iniciativa, já viu que o povo gosta de "papiar". Ahh, acredito que tudo na vida é uma questão de equilíbrio...isolamento não é culpa da tecnologia, e sim de quem nunca soube agregar. Bjs

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  3. Caro Mestre André,
    Parabéns pela sua iniciativa e visão de incentivar esse tipo de discussão tão enriquecedora para nosso crescimento tecnológico e cultural. É muito gratificante ter você como nosso coordenador nesta Pós graduação, e voltando a falar sobre tempo (aquela hipótese de que hoje tudo é muito corrido), quando em outros tempos as pessoas se preocupavam tanto em expressar suas ideias em prol de uma comunidade e podiam criar atalhos para esses conhecimentos e participavam de inúmeras atividades e obrigações com tanto esmero como podemos comprovar em seus atos? Eu aqui no meio do mato participando deste mundo de deliciosas informações enquanto faço o almoço de sábado para minha família! Viva a nossa tecnologia!!!!
    Bianca, minha Pucca!
    Como já disse ter você é não precisar ir as aulas, não fosse pelo grande prazer que é estar com vocês!
    Muito digno seu artigo, como bem disse Joelma não seria necessário explicar tanto aquilo bem estamos sempre em contato na hora da opção de um produto ou serviço, mas infelizmente as pessoas estão muito acostumadas com a falta de design, e muitas vezes não percebem o quanto ele é importante.
    Beijos e bom final de semana para os dois.

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  4. Adorei o blog!
    Agora temos mais uma ferramenta de comunicação!!!

    Bjs
    Ana Luiza

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  5. Encontrei um artigo muito interessante em uma das minhas revistas da ADG, esta é a edição 28, nas páginas 32 e 33. O artigo é da Designer Gráfico e diretora do DesignBüro, Helga Miethke que também é artista plástica e publicitária. Ela fala sobre a diferença da criação em publicidade e em design gráfico.

    Vamos ao artigo bem interessante.

    [...] A grande diferença é o tempo que se dedica a um ou outro trabalho. A medida de tempo nas agências de propaganda é é outro: tudo é rápido e imediato. As informações vêm das pesquisas, dos planos de marketing desenvolvidos.

    A criação usa essas informações, transforma-as em algo novo e criativo. A intuição e o talento vencem o pouco tempo disponível. O resultado deve ser comunicação imediata. Em 30 segundos. Ou uma página de revista e jornal folheados automaticamente.

    Quando se trabalha em uma agência de propaganda, não se pode gastar uma semana para estudar uma apresentação instucional, um folder, ou um mês (!) para desenvolver uma marca, com toda sua complexidade, suas modulações, aplicações e o seu raciocínio. Vai para o cliente a primeira idéia rabiscada, o resultado de um pedido ao diretor de arte, que não tem o tempo necessário, ou se o toma, sente na nuca o olhar reprovador do seu diretor de criação.

    A medida de tempo no design gráfico é outra.

    O estudo para chegar-se à forma apropriada é mais profundo.

    A publicidade é efêmera e volátil.

    O design gráfico é "longa-vida".

    O peso maior é dado à estética, à qualidade do material impresso. O designer gráfico deve ser um profundo conhecedor dos materiais disponíveis para a execução dos seus trabalhos,como papéis, cartões, plásticos os diversos, metais madeiras, até os diversos meios de impressão e reprodução. Na agência de publicidade quem tem essa especificação é o produtor gráfico. [...]

    O design é mais sensual, tem cheiro, é tátil e sedutor. É um grande prazer escolher a tipologia certa, o corpo, o espacejamento, a relação com outros elementos gráficos. De mesma maneira clássica ou completamente novo e, por que não, totalmente ao contrário. [...]

    O design gráfico é mais antigo do que a propaganda. As inscrições talhadas em pedra nos monumentos antigos, nas lápides ou nos pisos das grandes catedrais góticas são formas puras de design e prazer estético.

    A única forma onde comunicação e design andam juntas, é a nobre arte de criar cartazes ou pôsteres. O bom pôster é uma síntese da mensagem, em uma forma gráfica de comunicação imediata e cativante. Mas o design não serve para transmitir uma mensagem publicitária. A mensagem se perde na forma estética e formal do design. Ou se perde numa forma gráfica que segue algum modismo, geralmente incompreensível e ilegível.

    O design gráfico tem hoje uma importância, dada a sofisticação da comunicação, da produção e da exigência do consumidor. Na superoferta e na saturação do mercado de produtos e mensagens, a qualidade é o grande diferencial. [...]

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  6. Gostei do artigo da Bianca.
    Bom final de semana

    João Gama

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  7. Achei super legal sua ideia!
    bjbj
    http://deliriosdetodagarota.blogspot.com/

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  8. Oi! Ótimas idéias.

    Amei seu blog e ja estou lhe seguindo.

    Bjo cheio de mimo! =^;^=

    http://mariasimagempessoal.blogspot.com/

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  9. Flooor...
    ADOREI ~
    'xero' beem grande lindona!

    @Shop_Sis

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  10. parabens pelo bloguinho, ja estou seguindo aqui !
    da uma passadinha no meu depois. super beijoo !

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